Resultado individual da Prova Enade 2012 vai demorar



O resultado individual do Enade 2012 deverá ser publicado no site http://portal.inep.gov.br/enade, no mínimo seis meses após às provas, aplicadas no último domingo, 25/11/2012.
É o que prevê o Manual do Enade: "O Boletim de Desempenho do Estudante será disponibilizado aos estudantes participantes do  Enade 2012 por meio  da página da Internet http://portal.inep.gov.br. As formas de acesso eletrônico ao Boletim de Desempenho do Estudante serão divulgadas pela mesma página da Internet e será iniciada após a divulgação oficial dos resultados do Enade 2012, estimada para seis meses após a realização do Exame."
A  divulgação da Relação de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012 está prevista para 25/12/2012, de acordo com o cronograma fixado no Manual.
Cabe ressaltar que o  Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso, admitida a utilização de procedimentos amostrais. Será  inscrita no histórico  escolar doestudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.


O que acha da obrigatoriedade do Enade? Deixe o seu comentário abaixo.

72 comentários:

Anônimo disse...

A prova a ser aplicada ao estudantes, para avaliação dos cursos, não deveria ser obrigatória e nem, tampouco, ter interferência das faculdades que estão sendo avaliadas.
Quanto a avaliação de 25/11/2012, foi muito extensa em razão das cinco questões discursivas, praticamente, equivalentes a cinco redações, já que cada uma delas tinha três aspectos a destacar (a, b, c). Os, também, extensos enunciados das questões com "pegadinhas" dificultaram enormemente a realização da prova.

Elias Teixeira Pinheiro - Direito

Anônimo disse...

A prova a ser aplicada aos estudantes, para avaliação dos cursos, não deveria ser obrigatória e nem, tampouco, ter interferência das faculdades que estão sendo avaliadas.
Quanto a avaliação de 25/11/2012, foi muito extensa em razão das cinco questões discursivas, praticamente, equivalentes a cinco redações, já que cada uma delas tinha três aspectos a destacar (a, b, c). Os, também, extensos enunciados das questões com "pegadinhas" dificultaram enormemente a realização da prova.

Elias Teixeira Pinheiro - Direito

Anônimo disse...

E nada de Gabarito...

Anônimo disse...

Acho que eles levaram o ano todo para elaborar esta prova que tivemos que fazer em 4 horas, e o gabarito que era pra hoje portanto deverá levar mais o resto do ano.

porque

Acho que não é possível avaliar o conceito de uma faculdade através de uma prova como essa, não é atôa que no JH de hoje teve uma reportagem que diz que o Brasil possui um dos piores sistemas de educação do mundo.

a) As duas altenativas estão corretas e segunda justifica a primeira.

Anônimo disse...

GAbarito no site do INEP

RDCM disse...

Pelo menos umas 3 questoes passiveis de anulacao

RDCM disse...

ALGUMAS QUESTOES DE DIREITO PASSIVEIS DE ANULACAO!

RDCM disse...

ALGUMAS QUESTOES DE DIREITO PASSIVEIS DE SEREM ANULADAS!! A questao do clone humano, a questao do neoliberalismo etc..

RDCM disse...

Pelo menos umas 3 questoes passiveis de anulacao

Anônimo disse...

Prova estensa, cansativa, algumas nada a ver...
Não gostei!

Anônimo disse...

O resultado só após 6 meses... Meu Deus ...

Anônimo disse...

RDCM EU ACHEI A 26,27 E 35 E VC.SUA FACU DISSE ALGO ..EDU ABRAÇO

Anônimo disse...

COLOCA O Nº DA QUESTÃO E AONDE ACHOU A POSSIBILIDADE DE ANULAÇÃO PRA GENTE COMEÇAR A BATER...EDU

Anônimo disse...

Extensa de mais, onde já se viu uma prova com 5 questões enormes de dissertação... com certeza não deveria ser obrigatório, mesmo porque a avaliação do ensino deveria ser feita com professores em primeiro lugar, pois muitos lecionam pior que os alunos!!
E outra coisa, muitas perguntas sem sentido.... com o mesmo contexto de resposta, como a A justifica a B... ninguém merece!!

Carlos Pimenta disse...

a questão sobre os remanescentes dos quilombos tem uma alternativa errada que foi considerada certa.
ao dizer que as pessoas de ancestralidade negra podem ter direito às terras dos quilombos, inclui pessoas que não são REMANESCENTES destas comunidades.

Anônimo disse...

É claro que ela deve ser obrigatória... É so através dela que podemos ver quais são as melhores faculdades do país, se estão achando as questoes tao dificeis, deve ser, provavelmete, porque a sua faculdade nao é tao boa assim. Aposto que os alunos das melhores faculdades estão achando fácil, fácil.

Anônimo disse...

Como é que se faz a anulação das objetivas de direito? Será que só a IES pode fazer?

SUELI SOUSA disse...

Mas como levar no mínimo 06 meses para liberar as notas? |Diz a lenda que ela deve constar de nosso histórico. Vão segurar o histórico tanto tempo assim???

MARCO A. TEIXEIRA ALVES disse...

CONCORDO PLENAMENTE QUE PEGADINHAS DEVEM SER EVITADAS. JÁ PASSOU DA HORA DE LEVARMOS ESTE PAÍS E SEU SISTEMA EDUCACIONAL À SÉRIO. CHEGA DE ERROS ORTOGRÁFICOS NA INTERNET, VAMOS ELEVAR O NÍVEL, MOÇADA.

Anônimo disse...

Gostaria de Contestar a Questão 8º do Curso de Administração do Enade 2012, questão passível de anulação.

Eu fui analisar essa questão e no gabarito oficial colocaram a letra D (apenas I, II e IV)

Vamos analisar e questionar!

I - A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%

Questionamento...

1. A média nacional de que ano?
2007, 2008, ou 2009?
2. Ou a média dos 3 anos, somando e dividindo por 3, que dá 35,933%... (36% aproximadamente)

Ou seja, ficou questionável essa alternativa I

II - O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, ...

Esta correta, de acordo com o quadro e com afirmação do texto que esses setores tem mais participação no vínculo trabalhista.

III - As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.

Questionamento...

O texto afirma que A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.

Comparativo do setor da indústria de transformação, taxa médias nacional x taxa de rotatividade nos anos de 2007, 2008 e 2009:

Ano Taxa Nacional Taxa rotatividade

2007 34,3 34,5

2008 37,5 38,6

2009 36,0 36,8

Após analisar as taxas, verificamos que as taxas de rotatividade da indústria de transformação estão superiores à taxa média nacional, portanto essa afirmativa é correta! (INEP considerou ERRADA!)

IV - A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.

Esta correta de acordo com o quadro apresentado e análise das taxas de rotatividade.

Ou seja,

Pode-se recorrer para efetuar as seguinte solução:

1. Anular essa questão, pois todas estariam corretas de acordo com a interpretação dos dados da questão I que foi considerada correta pelo INEP, e pela exposição da questão III que demonstrei que também está correta, sendo que não existia a essa opção na prova em que todas estariam corretas!

2. Considerar a letra E correta (apenas II, III e IV), já que a o item I ficou questionável.

Renan disse...

Concordo plenamente. Tive a mesma percepção, cheguei até a escrever pro inep sobre esta questão, Depois cheguei a conclusão que eles consideraram que o ano de 2007 34,5 é menor que a média nacional de 36%. Mas ficou impossível de interpretar isso diretamente pelo enunciado.

Hildete disse...

Quem deveria se avaliado era os professores, que só reclama e aula de qualidade que é bom nada.

Anônimo disse...

Será????
Facil falar...

Anônimo disse...

EM 2009 DEU BAF O, TEM QUE RECORRER AO INEP/MEC ENTRETANTO SE AS FACULDADES SE MOBILIZAREM COM BOAS FUNDAMENTAÇÕES, FICA MAIS FACIL..........TIPO OS CURSINHOS FAZEM NA OAB/FGV

Anônimo disse...

ESSA QUESTÃO ESTAVA NAS PROVAS DE TODOS OS CURSOS

Anônimo disse...

com essa dão 6 com erro em direito..............a 5,8,10 26,27,35

Anônimo disse...

A julgar pelos erros de concordância da estudante acima, fica clara a necessidade de uma avaliação dos cursos de nível superior.

Fiz o ENADE e faria novamente se fosse necessário.

Anônimo disse...

Renan, verifique que as txs de rotatividade dos 3 anos estão superiores as txs nacionais respectivamente. Portanto está correta a afirmativa da questão III - As taxas anuais de rotatividade da indústria de transformação são superiores à taxa média nacional.
O INEP considerou essa questão errada.
Todos os alunos deveriam recorrer, para anulação. Já fiz a minha parte, escrevendo para o INEP e solicitando a revisão dessa questão!

Anônimo disse...

Estamos no caminho certo, pois percebi que várias questões envolvia assuntos do dia a dia, onde sociedade e governo discutem os problemas e soluções. Parabéns ao Ministério da Educação pela nova postura, envolvendo cada vez mais a sociedade nas decisões do país.

ruy disse...

ridiculo.

Anônimo disse...

ENADE é anacrônico

Anônimo disse...

É verdade, no ensino superior alguém escrever desta maneira é vergonhoso..

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual foi o imbecil que fez tal prova, pois achei a mesma sem pé nem cabeça e ela só deveria ser obrigatória para o pessoal do prouni para que o governo avalie onde está colocando o dinheiro de nossos impostos e corte o mal pela raiz.

Anônimo disse...

ISSO È BRASILLLLL!!!!!!

Anônimo disse...

O meu curso foi Direito (já conclui). A minha faculdade é um lixo. Com todos os alunos prestes a terminar o curso e ávidos em passar na OAB - prova que pode ser prestada desde o 9º período - tivemos a substituição no 10º período de 34 horas de aula de Dir. Tributário para assistir um "preparatório" para o ENADE. Afinal, do interesse da instituição que tiremos nessa prova a melhor nota possível, já que o conceito da faculdade influi direta e imediatamente na possibilidade da instituição poder ou não receber alunos do FIES. Argumento esse que usaram para tentar nos convencer a dar o máximo de empenho na prova (pensar nos pobrezinhos alunos que não podem pagar a faculdade e dependem do FIES). Ocorre que essa instituição é tão egoísta que dá ao aluno "comum" um "desconto", obviamente fictício, que chega a 40%, no entanto, o aluno do FIES não recebe qualquer desconto, ou seja, ao final, quando ele vir o valor de seu saldo está aquele número exorbitante e a instituição recebe tudo do FIES. O "pobrezinho" que se vire para pagar pelo resto da vida. Há, inclusive, ação civil pública contra esta instituição por esse motivo.
Por causa disso, todos os bons alunos ficaram com afinco as 4 horas da prova para tomar todo o devido cuidado para NÃO RESPONDER certo. Dizem que a nota da instituição fica no Diploma. Não tem problema! Muito me orgulharia ser responsável pela extinção de um curso que só serviu para que eu "comprasse" meu Diploma. Digo que todo o universo de meu conhecimento jurídico, que me permitiu ser aprovado no exame da OAB no 9º período, foi adquirido em todo lugar por onde passei EXCETO na faculdade.

Anônimo disse...

Excepcional seu comentário. A única diferença da minha faculdade é que não tivemos essa "preparação" tão longa para o ENADE mas tão-só um treinamento que ocupou 04 aulas. Lixo, põe lixo nisso! Na minha faculdade professor de pedagogia ministra aula de direito de penal. Dá prá ter um ideia né? Nunca adiantou reclamar da falta de conhecimento de alguns docentes e agora queriam um bom desempenho no ENADE. Também conquistei minha vermelhinha no 9º período, de primeira, mas o mérito não é da faculdade, não mesmo! Digo que não cheguei ao ponto de escolher a alternativa errada, apenas respondi as questões mais fáceis e deixei em branco aquelas que exigiam esforço de raciocínio.

Anônimo disse...

Caros, a iniciativa da prova é válida, porém, a forma em que a mesma é elaborada, um tanto quanto confusa,com questões passíveis de serem anuladas, o caderno da parte discursiva com questões sem sentido, o tempo p/ divulgação oficial dos resultados,instituições deixar de aplicar disciplinas relativa ao curso, para aulas expecificas com a finalidade dos alunos terem ótimos resultados com objetivos de favorecer a instituição de ensino, enfim... particularmente considero necessário alguma forma de avaliar as instituições de ensino, inclusive incluir o corpo docente, bem como sua estrutura, tomara que o Ministério da Educação aprende e busque melhorar seus métodos de avaliaçães...

Anônimo disse...

ola,participei e colaborei fazendo a minha prova não tenho o resultado mais foi primeira veis, que tive a oportunidade de participar de um concursso medindo a minha capacidade, gostaria de ter o resultado em mãus para saber do meu potencial, se tenho condições de concorrer, com outros decentes.

Anônimo disse...

A prova foi muito extensa, além de enunciados que traziam pegadinhas e muito cansativos. Achei a prova muito mal elaborada, com questões que traziam a necessidade de utilização de uma calculadora. Existem calculos, os quais aprendemos nas faculdades, todos serem feitos com calculadora, HP 12C.
Além disso os agentes aplicadores da prova, além de serem grandes ignorantes, iniciaram as provas dizendo " a partir de agora, vcs podem unicamente assinar a prova e ir embora, desde que nas questões abertas, seja colocado no mínimo a letra a", achei isso um absurdo.
Ser obrigatoria é pior ainda. Deveria ser feita em período de aula.

Um absurdo essa prova.

Anônimo disse...

E os alunos incapazes de solucionar questões simples também dificultaram a realização da prova!

Anônimo disse...

Isso é uma tortura com os alunos, prova extremamente cansativa, longa,complicada, as questões dissertativas poderia dizer que ficou quase igual a fazer cinco redações de temas diferentes.

Anônimo disse...

E UMA TORTURA AS QUESTOES DESERTATIVAS, PORQUE SAO TRES RESPORTAS EM UMA UNICA PERGUNTA, SENDO QUE ESTA PROVA NAO AVALIA NADA.

Anônimo disse...

não deveria ser obrigatoria,pois eu perdi um concurso pra fazer essa droga de prova que não vai a lugar nenhum ....não leva a nada .é a minha opinião..

jacqueline disse...

Acho uma porcaria, uma vez que a gente não consegue nem ver o resultado depois.

jacqueline disse...

Acho uma porcaria, uma vez que a gente não consegue nem ver o resultado depois.

Anônimo disse...

...e o salário óoooooooooooo...

Anônimo disse...

Não entendo esse tipo de avaliação que o ENADE adota, pois o seu método é para ser avaliativo, ou seja, questões elaboradas para saber se o estudante teve um bom aproveitamento no curso, sabendo se ele tem domínio do conteúdo e para isso, seria interessante questões avaliativa com assuntos para o avaliador ver que ele tem conhecimento do assunto, pois o que fazem no ENADE é uma prova estilo eliminatória de concurso com questões cheio de pegadinhas e macetes para um candidato que quer um cargo público. Não entendo essa nossa educação. Fiz uma boa prova, mas venho já me preparando para concursos públicos onde observei varias pegadinhas e bizus de concurso, fazendo com que uma prova dessa não tenha caráter de nivelamento. Acho que deveriam rever seus métodos de avaliação, pois torna uma amostra errada para suas estatísticas educacionais.

Anônimo disse...

Não entendo esse tipo de avaliação que o ENADE adota, pois o seu método é para ser avaliativo, ou seja, questões elaboradas para saber se o estudante teve um bom aproveitamento no curso, sabendo se ele tem domínio do conteúdo e para isso, seria interessante questões avaliativa com assuntos para o avaliador ver que ele tem conhecimento do assunto, pois o que fazem no ENADE é uma prova estilo eliminatória de concurso com questões cheio de pegadinhas e macetes para um candidato que quer um cargo público. Não entendo essa nossa educação. Fiz uma boa prova, mas venho já me preparando para concursos públicos onde observei varias pegadinhas e bizus de concurso, fazendo com que uma prova dessa não tenha caráter de nivelamento. Acho que deveriam rever seus métodos de avaliação, pois torna uma amostra errada para suas estatísticas educacionais.

Anônimo disse...

O engraçado é que na minha faculdade fazem o método reprovativo para o aluno, ou seja, a faculdade é pequena e para isso reprovando forma mais turma, pois poucos entram no vestibular e juntam as turmas. Engraçado que pedimos para colocar nas avaliaçoes provas da OAB, e os professores induzidos pela coordenação por causa do método que falei deles, dizem que é fácil tem que ser questões para magistratura federal ou procuradoria da República... PRofessores sabe tanto que são protegidos pela faculdade que assediam dizendo que vão reprovar , a faculdade já esta cheia de processo no MP, mas nada adianta, infelizmente é o nosso ensino...

Anônimo disse...

uMA MERDA ESSA PROVA, AVALIE PRIMEIRO OS TÍTULOS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM.

DEPOIS AVALIE QUEM VEZ ESSA PROVA ABSURDA. SEM NEXO DE CAUSALIDADE ALGUM, ANTIJURÍDICA E SEM TIPIFICAÇÃO.

E O RESULTADO QUE É BOM, NADA NÉ CAMBADA DE SEM TER O QUE FAZER.

Anônimo disse...

CADE O RESULTADO? QUEM FEZ ESSA MERDA DEVERIA CORRIGIR LOGO PRA GENTE PELO MENOS SABER SE VALEU A PENA PERDER O TEMPO.
OBRIGÁTORIA PRA QUE? VIVEMOS NUM PAÍS LIVRE, DE DIREITO DEMOCRÁTICO, NÃO É ASSIM QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO? ESSA MESMA QUE NÃO SERVE PRA NADA.

Anônimo disse...

Infelizmente, HUMILDADE não é para todos.... Quem te vê escrever desta forma presumi que deve ser o "cara".... Pombo sujo!

Anônimo disse...

Eu não respondi todas as abertas, vou confessar por preguiça, muito blá blá essa prova. podre.

Anônimo disse...

Uma palhaçada, a obrigatoriedade é um absurdo. As pessoas tem vida e trabalham muito, e aplicar uma prova dessas em um DOMINGO CHUVOSO devia ser crime. Revoltado com isso e ainda não dão um lanche, NADAAAAAAA nesse dia!

Unknown disse...

vai dormir anonimo, nao tem coragem de mostrar a cara e fica falando abobrinha. anonimato sim é crime e é vedado pela CF. mostra a cara para poder criticar. Deve ser obrigatorio sim. se o aluno nao aprende nao é porque o ensino nao presta, mas por pura falta de interesse dele mesmo. O professor nao vai abrir a cabeça do aluno e colocar as coisas la. quem deve estudar é o aluno. quem deve meter a cara é o aluno. entao se o aluno nao está preparado para fazer uma prova destas. culpa do aluno, ele que se dedique mais.

Anônimo disse...

O GENTE QUE RECLAMA! FAÇAMOS NOSSA PARTE. SE AS POLITICAS PUBLICAS ESTÃO RUIM, É NOSSO DEVER TRANSFORMA-LAS. O GOVERNO REFLETE A SOCIEDADE. oPS, MAS NO BRASIL NÃO. AQUI CULPA SEMPRE É DO VIZINHO!!!
ROSALINA

Dantas disse...

Ja dizia Cazuza:

- os Burguesinhos de merda, fedem!!!

Anônimo disse...

Extensa!

Anônimo disse...

Hi! I could have sworn I've been to this blog before but after looking at some of the posts I realized it's new to me.
Anyhow, I'm definitely delighted I discovered it and I'll be bookmarking
it and checking back often!
Feel free to visit my web site ; pizza games online for free for girls

Anônimo disse...

Hello, Neat post. There's an issue with your web site in internet explorer, could test this? IE nonetheless is the marketplace chief and a good section of other people will miss your excellent writing because of this problem.
my webpage :: pizza games boys online

Camila Nazareth disse...

Fiz a prova de Ciências Contábeis, concluí em 2012 o curso. Além do ENADE, fiz a prova de suficiência da classe e fui aprovada antes mesmo da colação de grau. Trabalho de 9 a 11 horas por dia e sempre tive a noção que os próximos bolsistas dependem dessa nota do ENADE. Além disso, sujar o currículo com o nome de uma IES que tem nota baixa é vergonhoso, por isso me empenhei. Muita gente reclama da faculdade que faz mas se não fôssemos obrigados ao ENADE, o MEC jamais saberia dos absurdos que ocorrem em alguns cursos no país. Também não gostei de ir fazer a prova em um domingo chuvoso. Em contrapartida, como já citado acima, me formei em 2012 e fui aprovada na primeira fase em um MBA na Inglaterra, porém, a segunda fase exige a nota do ENADE. Destarte, com fulcro nessa exigência constatei que não se trata apenas de um luxo do governo ou das faculdades, mas a nota do ENADE é a única arma que nós temos para mostrar as verdades das nossas IES, além de servir, sem dúvida de um trampolim para bolsas no exterior.
Muita gente fala mal, mas basta observar os textos acima com erros grotescos de português, para observar que tem gente que não tiraria nota mínima nem se o exame fosse a nível médio. Não falo por mal, mas enquanto as IES formarem analfabetos funcionais, muita gente vai estar nas mãos de profissionais incapazes.

Camila Nazareth disse...

Fiz a prova de Ciências Contábeis, concluí em 2012 o curso. Além do ENADE, fiz a prova de suficiência da classe e fui aprovada antes mesmo da colação de grau. Trabalho de 9 a 11 horas por dia e sempre tive a noção que os próximos bolsistas dependem dessa nota do ENADE. Além disso, sujar o currículo com o nome de uma IES que tem nota baixa é vergonhoso, por isso me empenhei. Muita gente reclama da faculdade que faz mas se não fôssemos obrigados ao ENADE, o MEC jamais saberia dos absurdos que ocorrem em alguns cursos no país. Também não gostei de ir fazer a prova em um domingo chuvoso. Em contrapartida, como já citado acima, me formei em 2012 e fui aprovada na primeira fase em um MBA na Inglaterra, porém, a segunda fase exige a nota do ENADE. Destarte, com fulcro nessa exigência constatei que não se trata apenas de um luxo do governo ou das faculdades, mas a nota do ENADE é a única arma que nós temos para mostrar as verdades das nossas IES, além de servir, sem dúvida de um trampolim para bolsas no exterior.
Muita gente fala mal, mas basta observar os textos acima com erros grotescos de português, para observar que tem gente que não tiraria nota mínima nem se o exame fosse a nível médio. Não falo por mal, mas enquanto as IES formarem analfabetos funcionais, muita gente vai estar nas mãos de profissionais incapazes.

Anônimo disse...

Metida!!!!!

Anônimo disse...

Pois é... esse ENADE... é obrigatório... não deveria...na minha opinião, faz quem quer... e agora uma pergunta apenas.... CADÊ A DROGA DO RESULTADO?????????

Sara disse...

ehhh isso mesmo kddd o resultadooo affzzz

Anônimo disse...

cadê o resultado, bandos de cansadosssssss

Anônimo disse...

conforme video divulgado no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lLZFAK9dQmI com o depoimento da Claudia Maffini - Diretora de avaliação de Educação Superior do Inep/MEC - " não é divulgado as notas dos alunos".

Ivanil disse...

Já passaram-se os 06 meses informados para publicar os resultados....e AINDA NÃO CONSTA OS REFERIDOS RESULTADOS INDIVIDUAIS.......

Anônimo disse...

É isso ai, CONCORDO!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

pois é... minha faculdade está ofertando bolsas para pós graduação sobre boas notas do enade.. e nada ainda...!!!

Anônimo disse...

Só pra registrar 25/09/2013 e nada do resultado ainda, concordo com o primeiro comentário que disse que elaboraram um ano inteiro pra elaborar as perguntas e agora mais um ano inteiro para corrigi-las...

Anônimo disse...

Estuda primeiro imbecil.. a sua faculdade sem dúvida é péssima