Qual o plural correto de guarda-chuva; guarda-roupa; guarda-sol, bate-bola, pára-brisa; pára-choque, pára-queda; quebra-mola?



Nos substantivos compostos iniciados por guarda, procede-se da seguinte forma:
A) Formando uma pessoa:
Ambos irão para o plural. 
guarda-urbano = guardas-urbanos
guarda-noturno = guardas-noturnos
guarda-florestal = guardas-florestais
guarda-mirim = guardas-mirins
B) Formando um objeto:
Somente o último irá para o plural. 
guarda-pó = guarda-pós
guarda-chuva = guarda-chuvas
guarda-roupa = guarda-roupas
guarda-sol = guarda-sóis
C) Sendo o segundo elemento invariável ou já surgindo no plural:
Ficam invariáveis. O mesmo acontece com os substantivos iniciados por porta. 
o guarda-costas = os guarda-costas
o guarda-volumes = os guarda-volumes
o porta-jóias = os porta-jóias
o porta-malas = os porta-malas

3 comentários:

Mara disse...

Ótima explicação! Eu já havia me esquecido, mas era exatamente assim que meu ex-professor do Ensino Médio ensinava esse assunto.

Queops disse...

Muito bom artigo, nossa empresa de gestão de documentos busca cada vez mais melhorar o processo de arquivamento e assim buscamos artigos como esse. http://www.digitalizei.com.br

Anônimo disse...

Muito obrigada, me ajudou muito com meus filhos!