Gabarito Enade 2012 sai somente na quarta-feira, informa o MEC

De acordo com notícia veiculada hoje no portal do MEC, "As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados pela página do Inep na internet na próxima quarta feira, 28/11". A publicação será no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.
Bem que o MEC poderia ser um pouco organizado e divulgar um cronograma com todos os eventos importantes, como data e hora de divulgação do caderno de provas e gabaritos, data de disponibilização do boletim de desempenho individual, etc. Ou não?
O Enade é componente curricular obrigatório. O concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não compareceu à prova no domingo e, portanto, não assinou a lista de presença e o cartão de resposta, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas portarias normativas de números 40/2007 e 6/2012, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação.
Em 2012 foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, turismo, e dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O que achou da prova e da organização? Faltou um pouco de respeito com os candidatos. Ou não? Deixe o seu comentário abaixo.

243 comentários:

1 – 200 de 243   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

A prova foi extensa. Estamos aguardando o gabarito, ficamos ansiosos para corrigir, deveria ter sido divulgado logo após a prova, no domingo, não ó na quarta-feira.

Carlos Eduardo disse...

É Brincadeira! Qual a dificuldade em divulgar o gabarito? Será que ainda estão estudando a prova para achar a resposta correta? Piada.

Anônimo disse...

A prova foi muito extensa, e o tempo muito curto.

Anônimo disse...

A prova com perguntas e proposições discurssivas ficou mal elaborada, e, o tempo não foi suficiente, também uma prova dessa sem nenhum incentivo imagine?

Rosângela Severo disse...

O problema maior que enfrentei foi a falta de tempo para uma prova tão extensa. A fiscal ainda colocou no quadro que a prova começaria as 13h e terminaria as 18h e, faltando 30min para as 17h ela mudou o horário de término para as 17h e alegou que a informaram errado. Falta de atenção por parte dela.

Anônimo disse...

Enunciados das perguntas muito extenso, prova cansativa...

Anônimo disse...

Extensa e cansativa mesmo.

vilmon souza disse...

PUXA VIDA SEMPRE FUI ALUNO DE ESCOLAS PÚBLICAS, MAIS NUNCA ME DEPAREI OM TAL DESREISPEITO COM ALUNOS, AQUI NAMINHA CIDADE, DENTRO DA SALA DE AULA TA MAIS DE QUERENTA GRAUS, FAZER A PROVA FOI MISSÃO QUASE IMPOSSIVEL,NÃO DAVA PARA CONCENTRR, MAIS FAZER O QUE.....MISSÃO IMPOSSIVEL CUMPRIDA.FICO PENSANDO NOS ALUNOS QUE FREQUANTAM ESSAS ECOLAS SEM O MININO DE ESTRTUTURA JÁ SAO VENCEDORES QUANDO CONSEGUEM APROVAÇÃO NO FINAL DO ANO..................PARABENS S TODOS NOS QUE FOMOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICA.

Anônimo disse...

Achei tranquila a prova. Sobrou tempo. Entretanto a organização do MEC quanto ao ENADE e até ao ENEM não destoa do que é o ensino público nesse país. MEC deve ser mais uma entidade criada por nossos fantásticos políticos para ganhar mais uma grana. A sugestão seria fechar essa piada, e colocar na mão da ESAF, que me parece uma instituição muito mais séria e comprometida.

Anônimo disse...

CONCORDO em número, grau, extensão, reclamações e tudo de horrível nesta Prova do ENADE. Não avalia nada, pois o tempo foi curto, mal formulação da prova no sentido da mistura entre questões objetivas e discursivas. Pelo pouco tempo de prova, e pela correria em responder todas as questões, me equivoquei na transcrição para o caderno de respostas relativo as três últimas questões da prova, porque na correria, transcrevi erroneamente as respostas.

Diante de tudo isso, me sinto prejudicado e inclusive a Instituição de Ensino, serão mal avaliadas, pois infelizmente não foi só comigo que este fato ocorreu, pois mais uma candidata na minha sala fez essa indagação à fiscal da prova, pois havia também transcrito erroneamente as respostas das questões discussivas.

Para quem se dedicou em fazer uma prova correta, faltou tempo. Para quem não estava se dedicando a avaliação, acabou com 2 horas de prova. Eu infelizmente me dediquei em concluir e fazer uma boa avaliação, mas pela falta do tempo, mal formulação do caderno de resposta, me vi prejudicado excessivamente.

Bom Dia a todos e fiquem com DEUS!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Prova muito extensa, cansativa, questões muito longas.

Anônimo disse...

Na minha sala, algumas pessoas apenas assinaram a prova e foram embora.
Concordo que houve excesso de questões discursivas para pouco tempo, mas também não precisa esculachar, né...

Anônimo disse...

Achei a prova muito extensa,e 05 questões abertas? Fala sério né...no final já estava exausta.Não achei que essa prova valeu para avaliar o curso, sinceramente achei muita falta de consideração ao aluno.Na minha sala os aplicadores de prova não tiveram nem a decência de colocar o horário no quadro,tinhamos que ficar perguntando toda hora para não perder horário. Sinceramente, achei que perdi o meu domingo.

Anônimo disse...

Prova muito grande!

Safira disse...

Fico supresso em ver tanta gente falando do tempo para realização e do tamanho das questões da prova do ENADE, Faço GRH, num IES com coneito 5, e não vi nada disso.

Safira disse...

Desculpa os erros de português. Isso é um erro pressa ao escrever.

Anônimo disse...

prova muito cansativa, textos muito longos, só fiz msm por obrigação.

Anônimo disse...

Prova cansativa demais, com questões mal formuladas, cujo unico objetivo era confundir a cabeça dos estudantes. mesmo tendo estudado bastante para fazer a prova e ter um bom dominio do conteúdo, me senti como se nunca tivesse ouvido falar daqueles temas. Pra piorar o tempo foi curto demais e as discursivas deveriam abordar somente um tema no contexto geral, dessa forma a dissertação poderia ser bem mais produtiva. O espaço tambem era muito curto pra responder. Espero que eles levem isso em consideração na hora de corrigir. Fica aqui meu apoio aos colegas que se empenharam e que quebraram a cabeça assim como eu. Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Enunciados enormes,o que tornou a prova cansativa e extensa demais.Com objetivo apenas de confundir e dificultar para os alunos.
ENOOOOOOOOORME!!!!!!

Anônimo disse...

Se eu não conseguir o mínimo necessário recebo o diploma ou não?? Obrigado

Anônimo disse...

Concordo com os comentárioss, prova muito extensa, não é justo avaliar a instituição e o aluno com provas extensas, não pelas questões objetivas, mas pelas questões discurssivas, 4 horas é pouco tempo.

Anônimo disse...

A prova não foi díficil, mas utilizei de 4 horas para realizá-la. Também organizei meu tempo para responder as questões, iniciando primeiro pelas discurssivas , depois as objetivas de conhecimento específico e por último as objetivas de conhecimentos gerais. Portanto, para mim não foi dificil a questão do tempo. Não gastei mais de 2 minutos em uma questão objetiva, e quando tinha dúvidas nas questões passava para outra. Minha meta foi 2 min no máximo para respondê-las. As que eu já sabia a resposta gastava menos do tempo, e o tempo que sobrava delas eu gastava nas que eu tinha mais dificuldade. É organização.
Abraços,

Anônimo disse...

eu acho muito egocentrismo, soberba e falta de bom senso, essas pessoas que veem dizer que fizeram uma prova tranquila, que o tempo foi suficiente, que é apenas questão de organização, meu irmão, o cara tem que ser o JIDE para conseguir ler uma questão daquelas complexas e enormes em dois minutos, so para deixar uma pitada de sarcasmo e ironia pra vocês, vocês são realmente os "caras", de pau.

Tatiana disse...

Esse modo de avaliar um curso de 4/5 anos em 4 horas deve ser revisado. Estamos em final de curso, cansados da correria do semestre e ainda ter que fazer essa prova em um domingo após dias intensos de trabalhos e provas. Ei MEC! Será essa a melhor forma de avaliar a efetividade dos cursos? problematizem isso, pois muitos alunos não tiveram motivação nenhuma para responder essa prova exagerada na extensão das perguntas e com limitações de conteúdo...

Pablo Augusto disse...

Falta de atenção sua também! ;)

Anônimo disse...

Eu tbm acho que foi um absurdo pouco tempo para a realização da prova com questões muito complexas e não era bem claras tive dificuldades em entender as questões pois tinha questões que era muito extensa e não tinha o tempo devido para raciocinar as vezes chegava nas alternativas e era necessario ler duas vezes para entender melhor a pergunta estipulada. MUITO EXTENSA E CANSATIVA E PERGUNTAS MAL ELABORADAS

Anônimo disse...

Prova com dificil entendimento, muito extensa e pouco tempo para execução !

Anônimo disse...

vc achou eu tenho certeza!

Anônimo disse...

Gestao Financeira - prova superficial, mas contendo alguns erros graves na elaboração das questões. Babação de ovo para o governo e ambientalistas era necessária nas discursivas. Transcrever a discursiva no local errado retira mais pontos do que uma total incapacidade de argumentação.

Sou a favor de avaliações, já que nossos cursos de graduação são patéticos quando comparados a muitos lá fora, mas as provas do MEC são embaraçosas. É preciso estimar o nível de conhecimento e parcialidade dos profissionais do MEC para responder "corretamente"

Anônimo disse...

Tudo que falaram era que tinha que ser caneta preta, chego lá e tinha que ser caneta AZUL OU PRETA e TRANSPARENTE!!!! Deviam avisar antes, não é? Tudo muito desorganizado. O pessoal da minha faculdade foi fazer lá na puta que pariu!!

Anônimo disse...

GOSTEI DA PROVA , VEJO COMO UMA FORMA DE AVALIAR NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE A NOSSA FORMAÇÃO.

Anônimo disse...

MUITO EXTENSA............

Anônimo disse...

Prova muito extensa e confusa, perguntas mal elaboradas, foi muito cansativo, sem contar que me mandaram fazer a prova em um colegio proximo ao autodromo de interlagos bem no dia da corrida,AFFFF..... Pense na falta de consideração com os alunos, foi um trajeto muito dificil, vias fechadas e grande dificuldade para estacionar. ** Sem contar o barulho infernal que estava lá, impossivél se concentrar **

Anônimo disse...

O pior nao foi a extensão das perguntas e sim o seu conteudo. Mal elaboradas, e visando apenas confundir. Mas achei o tempo suficiente, imfelizmente a dificuldade de alguns é a falta do hábito da leitura, o que torna o processo mais lento.

Anônimo disse...

Acredito que as questões discursivas deveriam estar juntas, não duas nas primeiras páginas e três nas últimas. Quero parabenizar quem diz que esta prova foi fácil, pois esses devem ser os caras mesmo, ou está se achando, querendo aparecer, pois a prova foi mal elaborada, sem dizer no tempo que foi curto. Duas duscursivas no final foi de arrancar pica pau do ôco. Acordo MEC, isso não é forma de avaliar as instituições e/ou alunos.

Pedro Paulo disse...

Não culpe os outros por sua incompetência. Um grande abraço carinhoso.

Anônimo disse...

Concordo!!!

Anônimo disse...

a prova de 2009, quando eu estava no 1° ano da faculdade foi muito mais tranquila, me surpreendi com a nota, mas a prova de agora foi muito confusa e extensa, injusto!

Anônimo disse...

Ótimo comentário!!!

Anônimo disse...

É necessário que seja revisto a questão do tempo dessas avaliações, é estipulado um tempo humanamente impossível de se resolver a prova e o que está em jogo é a nossa capacidade enquanto profissional. Deve-se portanto, adequá-la a um tempo justo, é um absurdo você não ter tempo para concluir uma prova que é relevante para nós enquanto profissionais. Isso não é concurso, que busca eleiminar os candidatos de forma covarde...

Anônimo disse...

Concordo Plenamente!

Anônimo disse...

Prova muito cansativa...... a primeira (2009) foi bem melhor......

Anônimo disse...

a prova foi muito extensa e cansativa!
as questões tinham enunciados gigantes e confusos!

Anônimo disse...

exatamente Tatiana, final de curso, nossas cabeças estão fervendo...

Anônimo disse...

Houve falta de atenção por sua parte também, afinal, tínhamos acesso no site do inep sobre todas as informações do ENADE,

Anônimo disse...

Concordo!

Anônimo disse...

Incopetência mesmo, já sabia do tempo curto ao início da prova. Da próxima vez tenha mais atenção!!!

Anônimo disse...

Prova confusa isso sim, foi muito mal formulada.

Anônimo disse...

A prova foi muito mal formulada, com essa prova não dava para avaliar ninguem e muito menos as suas instituições de ensino.
Pois é, imagina se existisse a prova para realmente avaliar a capacidade do aluno, como por exemplo a prova da OAB para administradores com certeza não iriam passar os melhores

Anônimo disse...

Concordo, porém achei que o tempo estava de bom tamanho levei realmente as 4 horas para faze-la.

Anônimo disse...

Então você deve tirar o primerio lugar, pois está entre os raríssimos que gostaram dessa prova.

Indignado disse...

Comece a ler um pouco porque teu português é lamentável! É "mas nunca me deparei" e não "mais". Como uma pessoa como você consegue estar se formando? Essa é a educação do nosso Brasil.

Anônimo disse...

boa tarde
se nem gabarito tem, como sabe que a pergunta tem a resposta correta na questão ou é por dedução...........

Indignado disse...

Gênio!

Indignado disse...

Na prova estava escrito CANETA PRETA.

Anônimo disse...

Prova muito extensa e com erros ortográficos e frases repetidas. Deveriam ter feito a prova somente com base no conteúdo do curso, perdemos muito tempo com questões que não tinham nada a ver com o curso em si, “Conhecimentos Gerais”..... fala sério.....,deixa isso pros concursos avaliarem!!!!!!!! O que importa é saber o que realmente de fato aprendemos no decorrer do curso escolhido!!!!!!!!!!! Sai muito indignada do local da prova, não consegui terminar três questões discursivas por falta de tempo, por que até então temos que deixar meia hora para fazer o cartão de respostas....

Falta organização, preparo dos profissionais responsáveis pelo ENADE, é uma vergonha essa administração que não consegue ao menos ter a percepção de conteúdo e tempo proposto a cada curso específico ali sendo avaliado. Depois querem cobrar o que e de quem?????? somos um país com grande potencial, porém ainda temos muitas pedras no caminho para eliminar.

Anônimo disse...

Isso é escolas píblicas, essa é a formação.........

Anônimo disse...

Verdade, devem estar tentando encontrar as respostas corretas...rs

Indignado disse...

Por que não leu as instruções que estavam na prova? Lamentável!

Anônimo disse...

Pois é tinham as instruções na própria prova....kkkk
Mas o que dizer né, tem gente que consegue chegar atrasada fazendo uma prova as 13h00 e outros que esquecem de preencher o gabarito.

Essas provas são uma piada!

Anônimo disse...

Isso pq vc não fez a prova do curso de administração
Quanto mais eu li parecia não ter fim, muito extensa a prova.
A prova de 2009 foi muito menor.

Anônimo disse...

Prova muito extensa, só consegui me concentrar nas primeiras 15 questões, pois só de olhar a prova batia o desânimo.
No fim ja não enchergava mais nada....

Enfim me senti prejudicada.

Anônimo disse...

Como futuro gestor de RH, você deveria melhorar seu português...

Anônimo disse...

Provas, entrega de TCC e Estágio, cabeça a mil, turbilhão de idéias!
Foi barra fazer este exame neste ano, o de 2009 foi bem melhor, me falaram que as questões deste ano foram elaboradas por engenheiros, seria por isso, o caos das questões???

Anônimo disse...

Talvez vocês, altamente competentes, não tenham notado que efetivamente a prova estava extensa em excesso e apresentava algumas questões com redação sofrível. Embora isto só pude ser notado por nós, os 'incopetentes' (sic).

Anônimo disse...

Desculpe meu caro, 2 min para ler as questões... pouco provável, os textos eram enormes...

Anônimo disse...

kkkk..., só podem, mesmo, ser os 'caras', de pau.

Arruda disse...

Acho que a Prova não tem nada ver com o curso o qual estou graduando, muita pouca coisa é objetiva e da nossa Área, não acho que os mestres de ensino devem comparar o aprendizado que eles nos passam baseado nesta Prova uma vez que a prova não Tinha nada ver com o conteúdo aprendido na IES. Os Critério de avaliação do MEC devem ser mais focada na direção de cada curso, e não naquelas questões "enigmáticas" que seria necessária horas de leitura para ser resolvidas, ou seja, sem objetividade nenhuma.

Anônimo disse...

Esse português acaba com qualquer um!!! kkk

Anônimo disse...

Realmente tive a mesma impressão de algumas questões discursivas, solícitas de resposta tendenciosa. A questão da violência nas escolas era megalomaníaca. Quem tiver a capacidade de apresentar algo sério, quanto às determinantes e uma solução para minimizar o problema, e ainda de lambuja, definir qual a função da tecnologia neste fenômeno sociológico, em 10 linhas ou 15, não me lembro, deveria ser indicado ao prêmio nobel da paz. Procura aí MEC....

Anônimo disse...

Análise simplista. Haviam, efetivamente, questões com redação ruim, além de exageradamente extensas, invariavelmente prolixas...

Anônimo disse...

Exatamente, não é concurso, questões com ambíguas,com respostas ambíguas, não deveriam comparecer neste cenário.

Anônimo disse...

Educação também não é o teu forte "Indignado"...

Anônimo disse...

Seria legal cada um informar qual o seu curso pois as provas são diferentes.....assim saberiamos quais as provas mais criticadas.

Anônimo disse...

Os enunciados eram longos sim...se compararmos com os textos que lemos no facebook, com os tópicos das matérias que buscamos somente para nos manter atualizados, com as "msg d txt" que enviamos e recebemos no celular...Enfim, o que eu quero dizer, e me incluo nisso, é que o analfabetismo funcional está mais próximo do que imaginamos.

Anônimo disse...

É verdade, uma falta de respeito conosco. Fiz o Enem e o Enade esse ano, as questões são imensas. No Enade foram 5 dissertativas, ou seja, 5 redações... E o gabarito essa demora toda para divulgar aff!

Anônimo disse...

Concordo plenamente.

Anônimo disse...

O que não pode acontecer é nós alunos sermos prejudicados. As perguntas não precisavam ser extensas, Isso só atrapalha. Apesar de tudo gostei, mas, tomara que os organizadores destas provas melhorem em sua construção e aplicação de modo que não prejudiquem os alunos, pois, todos nós esperamos aprender de fato. Um abraço pra todos.

Anônimo disse...

Os enunciados eram longos sim...se compararmos com os textos que lemos no facebook, com os tópicos das matérias que buscamos somente para nos manter atualizados, com as "msg d txt" que enviamos e recebemos no celular...Enfim, o que eu quero dizer, e me incluo nisso, é que o analfabetismo funcional está mais próximo do que imaginamos.
Eu tive dificuldades pra fazer esta prova mas não culpo o Mec, a IES, o Inesp, o tempo, a cor da caneta, os caras que elaboraram as questões... pra mim essa avaliação foi uma luz de alerta que se acendeu pra me fazer repensar nas escolhas que tenho feito e nas minhas prioridades ... Entendam: Isso foi um desabafo muito pessoal... quem se identificar pode comentar...quem não concorda, comente também.

Anônimo disse...

Total falta de organização.. Como podem deixar acontecer isso...
Minha Faculdade vai ajudar com a pontuação da nota e ficam nessa demora...
Até parece que eles não tem as respostas...estão tentando responder essa prova extensa e complicada...UMA VERGONHA....

Anônimo disse...

Eu fiz a prova de Ciências Econômicas.
Achei o tempo necessário para fazer dentro do esperado. Eu terminei minha prova em quase 3 horas, esperei por alguns minutos para poder levar o caderno de questões. Achei sim a prova extensa, como alguns temas que bem que poderiam ter ficado de fora, como uma questão sobre o cerrado brasileiro.
Além disso, uma questão sobre FPP (Fronteira de Possibilidade de Produção)em uma questão discursiva foi muito mal. O tema poderia ter sido abordado facilmente em uma questão de múltipla escolha.
Quanto a outras questões específicas, eu achei bem abragente, com uma boa elaboração. Realmente eram matéria vistas durante o curso, mas que algumas nós pegavamos por não nos lembrarmos. De todas as questões que eu respondi, de verdade, apenas uma eu não me lembro mesmo de ter aprendido na graduação.

Anônimo disse...

Fiz a prova de Direito. Mal elaborada, questões por demais extensas (cada uma tinha meia página, algumas uma página inteira), muitas delas confusas. Impossível fazer uma prova bem feita nesses termos e no tempo disponível.

Anônimo disse...

boa.

Anônimo disse...

salve gênio....

Anônimo disse...

O problema todo é que eles não perguntam nada objetivamente... Querem fazer jogo de gato e rato com várias questões em uma, além dos extensos enunciados que só nos confundem,além da capciosidade das perguntas... Isso não é testar conhecimento...
É por isso que a USP não participa desta palhaçada... Era capaz do ENADE acabar com o nome da instituição se os alunos da USP fizessem esse tipo de prova... (Não desmerecendo a USP, pois sabemos que lá o nível é altíssimo, mas sim questionando o que o governo que realmente avaliar)... Se o governo quisesse melhorar o ensino aumentava a rede pública de qualidade ou unificava a grade e conteúdo programático das faculdades, principalmente as particulares que hoje é uma bagunça...

Quem já fez alguma prova com questões no padrão Enade em suas faculdades tirando simulados? Acho que ninguém

Anônimo disse...

sinceramente, não há necessidade de transformar o assunto em uma discussão pois mais de 200 alunos de minha instituição(incluindo eu) concordaram que a prova foi mal elaborada, extensa e que não poderá avaliar corretamente o aprendizado dos alunos pois nos prejudicou.
Se você conseguiu realizar a prova com êxito eu lhe dou meus parabéns, infelizmente não tive sua "competência" mas não desvalorize o meu esforço. Humildade não é sintoma de fraqueza...

Celso Rios disse...

Achei a prova bem contextualizada, porém muito extensa e cansativa. Poderia ter feito um pouco menor e manter o mesmo nível da prova sem problemas, no caso 30 questões e 5 de escrever. Achei um pouco extensa as questões discursivas também, 5 questões que na verdade eram 5 redações. Não foi ruim, mas talvez com 30 questões objetivas e 5 seria ideal pra o aluno fazer uma prova tranquila. Outro grande problema foi a questão dos horários, fiz a prova aqui na Bahia e muitos confundiram e terminaram suas provas antes, acho que não teria nada demais se terminasse no horário local. De qualquer forma acho que fiz uma boa prova!!

Como pediram logo acima, a prova de comunicação na prática foi bem aquilo que é abordado na faculdade mesmo, mas alguns enunciados e assertivas ficaram ambíguos e acho que aquele monte de questões pra comparar uma frase com a outra deixou a desejar. Acho que poderiam muito bem formular questões mais conceituais e com as assertivas de A a E.

Anônimo disse...

Quanta reclamação! Estudamos pra isso...parem de achar que tudo é difícil, que o tempo é curto, que a prova foi extensa...bando de gente estressada!
Preguiça de ler, preguiça de participar, mas na hora de virar o "zóim" ninguem reclama.

Anônimo disse...

kkkkkkkkk...

Marcelo Toledo disse...

Na sala que eu fiz, um participante perguntou se poderia usar calculadora e as fiscais da sala não sabiam se podia ou não. Absurdo. Muita falta de organização.

Celso Rios disse...

De certa forma tem fundamento,cada vez mais o índice de leitura é baixíssimo e a capacidade de compreensão termina por ser afetada também. Um alerta como você disse, infelizmente!! Não generalizando, mas será que os jovens não estão demasiadamente perdendo tempo demais ao invés de produzirem? E quando digo, jovens, me incluo nesse grupo também! Eu percebi que em mais de um mês que reduzi meu tempo de visitação da rede social melhorei bastante meus níveis de leitura e por conseguinte minha capacidade de interpretação e a leitura dinâmica de um texto , ou seja, aquela leitura que fazemos sem muito esforço e mais rápido do que habitual e entendemos o assunto muitas vezes na primeira lida! Fica dica, não abandonemos o face, mas vamos nos preocupar também com a nossa educação!

Anônimo disse...

Não podia faltar uma bicha CDF!!!

Anônimo disse...

Não podia faltar uma bicha CDF!!!

Celso Rios disse...

A prova em si não foi difícil, um grande agravante é o não hábito do brasileiro por leitura. Hoje mesmo quanto tempo levam os brasileiros numa página de rede social? E quanto tempo levam lendo algum livro, assistindo um documentário ou algo que enriqueça o intelecto? Algumas reivindicações tem até fundamento pra melhorarmos a qualidade do ensino que é dado aos universitários e o melhoramento do nível da prova. Contudo, é preciso que o aluno faça sua parte também!

Anônimo disse...

Avaliação extensa!

Anônimo disse...

Avaliação extensa!

Anônimo disse...

Avaliação extensa!

Elisa Maria Boff disse...

A prova foi extensa, muito extensa. E, ainda, conteúdos discursivos (cinco???) Muitos saíram em meia hora. Porém acho que esses foram somente para assinar a presença.

Elisa Maria Boff disse...

Por demais cansativa. Não há como se concentrar lendo tanto e com tantas pegadinhas. Q!ualquer profissional na dúvida vai atrás da resposta. Somente em caso de emergência é que temos que tomar atitudes imediatas. Pois foi isso que senti: Imediatismo, rapidez de raciocínio(super mentes), e, principalmente, falta de EMPATIA dos Prof. que elaboraram a enorme prova.

Anônimo disse...

Concordo.
Fiz em 3h e meia, isso que não respondi 3 das 5 questões discursivas. Estava tão exausta que desisti antes mesmo de terminar.
No máximo dava tempo pra ler e responder.
Sem pensar, sem ter que reler, respondendo qualquer coisa... ai concordo que sobraria tempo.
Na minha sala teve gente que entregou a prova em menos de 30 min. Lógico que respondendo dessa forma, com chutes, qualquer pessoa terminaria a prova em menos tempo que o prazo de entrega da prova.
Assinalei que a prova foi longa em relação ao tempo, mas levando em consideração a resposta "falta de motivação para fazer a prova" da pergunta 7. Pq no geral, ela estava realmente muito longa.
28 páginas, Sendo 35 questões objetivas, 5 discursivas, sendo destas, 4 com "a", "b" e "c" e tendo que elaborar um texto dissertativo e mais 10 questoes objetivas para avaliar percepção da prova (essas sim deveriam ser questões abertas, ou no minimo deveria ter 1 para "sugestões e opinião"). Apesar de na hora estar tão cansada que acho que nem escreveria.
Penso que realmente não avalia a insituição.
Como que uma prova avalia um aluno, sendo que esta não cobra tempo mínimo para permanência em sala? O relógio somos obrigados a tirar, mas se a pessoa assinala qq coisa, sai em 5 min e coloca no final que ficou "entre 2 e 3 horas", ngm sabera se é verdade ou não.
Existem várias abordagens e áreas num curso. Se me interesso por "x" e focar meus estudos só neste, significa que a instituição é ruim? Posso não saber nada de vários assuntos e dominar o do meu interesse, não?
Se alunos "x" forem selecionados a nota pode ser maior ou menos que alunos "y" sendo selecionados para fazer a prova. Penso que então TODOS deveriam ser obrigados a fazer e não apenas alguns.
Eu, por exemplo, que não tenho interesse em atuar na área, apesar de ter me esforçado para responder (até que não aguentei mais). Tenho algo a perder? Desculpa o "egoismo", mas EU não.
Repito: Sou uma dessas, que deu tempo, pois não respondi todas as questões por exaustão e falta de interesse.
Parabéns para os SUPER competentes, realmente são os "caras", de pau!!!

Anônimo disse...

ENADE só serve para avaliar a paciência dos estudantes, prova extensa e mal elaborada para piorar com questões discursivas. Por favor melhorem essa prova e permitam o uso de calculadoras para determinados cursos!!

Anônimo disse...

Tudo errado esse Enade!!!! Passei na OAB, passei no Tribunal de Justiça e tenho a certeza que fiz uma péssima prova. Com certeza isso não avalia ninguém.

Anônimo disse...

Lamentável a grande falta de respeito com os alunos, a prova tinha muitas questoes, textos extensos, textos que você começava a ler e acabava tendo sono. Na minha opinião o que importa é a Qualidade e não quantidade.

Anônimo disse...

Só digo uma coisa: Quem perdeu a prova e for impedido de colar grau ou de pegar seu diploma, procure um advogado ou a jurisprudência do STJ que diz que o MEC não tem esta prerrogativa.

Mandado de segurança neles !!!

Anônimo disse...

Continue assim, vc brilhou. Um dia espero chegar lá, porque lê aquelas questões em 2 min, tem que ser muito esperto e ter um raciocínio muito rápido. Parebéns!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente, acho que o objetivo do Mec, não será alcançado, pois esta prova não serve de refência para avaliar as instuições e os alunos, prova extensa, confusa, mal elaborada.

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Questão do ENADE só fiz em simulado mesmo. É um padrão totalmente diferente de qualquer concurso, para mim, foi uma grande perda de tempo!

Anônimo disse...

Lamentável, realmente não é a educação em si é o indivíduo que estagnou. Sempre estudei em escolas públicas, convivi com preconceitos, dentro e fora da instituição de ensino. Sempre procurei evoluir indepedentemente. "Dei a volta por cima" e hoje, tenho a certeza que consigo estar ao mesmo patar que muitos que tiveram oportunidade financeira de estudar em bons colégios.
Então, meus caros, preparem-se, pois se por acaso depararem comigo em alguma oportunidade, sintam-se PERDIDOS!!!! Pois será "duro de roer".

:-)

Anônimo disse...

Prova de Direito não estava tão difícil, mas feita de forma cansativa, pouca gente deu importância, maioria saiu em até 30 minutos, alguns fiscais apressavam os participantes, não há incentivo para que se leve a prova a sério, banheiros precários na escola, sem sabão e papel, a prova deveria ser aplicada pelo MEC, mas nas dependências das instituições.
Era o relato.
O Cavaleiro.

Anônimo disse...

vc ganhou algo ?

Carlos Pimenta disse...

Perguntas mal elaboradas respostas evasivas demonstraram o despreparo do MEC para a tarefa a que se dispuseram.
O conteúdo esteve mais próximo de provas eliminatórias do que de avaliação da instituição, e exigiu uma postura pró socialista ao oferecer alternativas identificadas com o plano de governo atual.
Prejudicadas foram as instituições que deveriam ser avaliadas.

Anônimo disse...

A forma com que as perguntas são elaboradas e a falta de respeito com os candidatos apenas contribuem para um crescente indice de desinteresse em fazer o exame. O objetivo com a abordagem do conteúdo não era avaliar mas confundir e incentivar a desistencia para ter menos provas para corrigir.
AFF.

Patrícia Monteiro

Anônimo disse...

Sinonimo de CHATO no dicionário = ENADE

Anônimo disse...

UMA VERGONHAAAA!!

Anônimo disse...

Você deve ser um vagabundo que não trabalha e fica 24 horas socado na frente dos livros.

Nerd de bosta!

Unknown disse...

Acho uma falta de consideração. Primeiro por nos obrigar a avaliar as instituições de ensino, dever este que não é nosso, e segundo, por não afirmar sequer a data e o horário da divulgação do gabarito. Eles tem apenas uma "previsão" ...

Anônimo disse...

Quero ver quem está reclamando e quer tentar concurso público.. rsrsrsrs.. Existe concursos de 90 questões e discursivas em 5 horas somente.. VÃO ESTUDAR E LER MAIS!g

Anônimo disse...

Você deve ter mais espinhas que um Chokito!!

Anônimo disse...

Primeiro post decente. Foi exatamente o que senti, que o MEC estava me fazendo "concorrer" com os demais alunos na prova e não descobrir o que aprendi.
As perguntas, pelo menos na minha prova, foram extremamente bem elaboradas. Digo isto porque não me importo com questões extensas, desde que façam sentido. Contudo, as respostas não eram condizentes, eram muito próximas em sentido e nem um pouco objetivas.

Anônimo disse...

Eu discordo, caro colega. Sou formando pela Univali, em Direito. Prestei vários concursos (sou servidor público, inclusive), já fui aprovado no exame da OAB, e creio que a experiência "concurseira" ajuda, e muito, no raciocínio rápido das questões, ainda que mal formuladas. A prova realmente estava complicada e exaustiva; porém, estava para todos. O que devemos fazer, como graduandos, é saber administrar situações adversas. As reclamações, parecem-me, nada mais são do que reflexos do infeliz analfabetismo funcional existente no Brasil. Acadêmicos preguiçosos e sem cultura e hábito de leitura científica e periódicos informativos. Finalizei a prova em duas horas, respondendo todas as questões. Procurei fazer da melhor forma possível, pois uma boa nota significa bolsas de estudo em especialização e mestrado na instituição. A prova estava complexa, mas não difícil; igualmente, deveras mal formulada, mas para todos. Como bons profissionais que saem para o mercado de trabalho, todos temos de administrar melhor os contratempos cotidianos, antes de reclamar ou se vitimar por incompetência própria. Mas como bom profissional do direito, aprendi durante a graduação, a respeitar ou tolerar, o pensamento contrário.

Anônimo disse...

Recebe sim, quem esta sendo avaliado na verdade é a instituição.

Unknown disse...

Até agora nada de gabarito...

Murilo disse...

Hoje é quarta feira, e nada de gabarito!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Me preparei para o ENADE, chequei muito tranquilo e fiz a prova achando que 4h seriam mais que suficiente, respondi questão por questão sem pular nenhuma, lia cada questão pelo menos duas veses para minimizar as possibilidades de erro quando estava para começar as três últimas redações... informaram que só faltavam 30 min. para o fim, decidi preencher o gabarito e apenas iniciei a terceira redação, por tanto prova a conclusão é que esta prova foi inadequada para avaliação!!!

Anônimo disse...

Concordo em termos, quando se trata de provas de avalição de conhecimento a história fica um pouco diferente, contumo ler um ou dois livro por semana, sei que posso ler até mais, porém esta quantidade está acima da média dos paises mais desenvolvidos, no entanto a compreenção técnica e o fato de você está sendo avaliado dão o grande diferencial, pois as metas são outras, não que tenha sido impossível concluir toda a prova, mas a nível de avaliação não funciona!

Unknown disse...

Verdade gente. A prova foi muito extensa.
Não dava tempo de você analisar perfeitamente todas as objetivas e discurssivas.
5 discurssivas, sendo que cada uma tinha que desenvolver 3 aspectos e etc... Mais 35 objetivas, enormes, cada questao um texto imenso para ser lido...Não deu tempo para que eu concluísse a prova, uma pena.
E gente saindo com 1 hora de prova. Nem tempo de ler dava. Brincadeira isso...

Unknown disse...

Verdade gente. A prova foi muito extensa.
Não dava tempo de você analisar perfeitamente todas as objetivas e discurssivas.
5 discurssivas, sendo que cada uma tinha que desenvolver 3 aspectos e etc... Mais 35 objetivas, enormes, cada questao um texto imenso para ser lido...Não deu tempo para que eu concluísse a prova, uma pena.
E gente saindo com 1 hora de prova. Nem tempo de ler dava. Brincadeira isso...

Anônimo disse...

O incentivo é aparecer do enad no seu diploma, e a faculdade no ano que você se formou sair com uma nota boa no conseito

Anônimo disse...

Deu rolo, não temos gabarito até agora... algo não cheira bem. Gabarito é só publicar, não tem dificuldade. Quem não publica gabarito imediatamente, necessariamente, está tentando encontrar uma justificativa para algum problema identificado. O tamanho do problema é diretamente proporcional ao tempo de publicação do gabarito!!!

Anônimo disse...

também perguntei se podia usar calculadora e o fiscal não soube responder, e depois veio o a informação de que não poderia utiliza-la, porém no site do ENADE diz que era permitita a utilização da cauculadora!

Anônimo disse...

Concordo que ajude e muito no raciocínio. Em nenhum momento falei que a prova estava complicada, difícil ou qualquer coisa do tipo, mas sim que estava longa e cansativa.
Como falei acima, repito: penso que não avalie a instituição, pois alunos desinteressados, desmotivados e ignorantes como eu, por exemplo, podem fazer com que a nota recebida não seja a nota merecedora pelos conteúdos, recursos, conhecimentos...que a instituição têm e passa.
Por último, uma dúvida: se já és servidor público e tudo mais, pq estavas fazendo a prova mesmo?

Anônimo disse...

As provas não são uma piada e sim os alunos que estam prestes a concluir o ensino superior. E não tem nem a devida atenção de ler a capa da prova. E muito menos de buscar informaçõs no site do INEP. Que nível de profissionais teremos neste Brasil hein???

Anônimo disse...

Mto extensa a prova... Mto cansativo...

Renato disse...

Prova muito extensa e cansativa!!
Principalmente as dissertativas, pois eram muito grande os textos e sendo que a resposta delas você tinha que fazer uma redação praticamente.

Anônimo disse...

Aos que estam esperando ansiosos pelo gabarito sinto informar que mesmo hoje sendo quarta-feira ainda não divulgaram o resultado. Haja coração para suportar tanta demora!!! Imaginem as considerações que utilizarão para a correção das provas discursivas!!!

Anônimo disse...

o tempo e numero de questoes estavam em conformidade, mas mesmo assim eram extensas as questoes, o conteudo é muito maior do que o exposto e ao mesmo tempo ficou confuso. As questoes dissertativas estavam melhores do que as objetivas.

Anônimo disse...

concordo, a primeira prova foi melhor.

Anônimo disse...

eu sempre sou rapida, objetiva, nao enrolo em prova alguma. mas esta eu termminei em 3:30h, nao teve outro jeito, senao eu nem estaria lendo a prova, muito extensa, e pra responder muitas vezes precisamos ler novamente e assim foi...correria total!

Anônimo disse...

Hoje é quarta feira e ainda nao saiu esse resultado!!!!!

Anônimo disse...

Além de muito extensa, cansativa....me pareceu concurso público, que o candidato só poderia levar o caderno depois de tantas horas!!!! é uma vergonha isso. Alpem do que, o horário (aqui em Manaus) de almoça!!!kkkk, só rindo do MEC.

Anônimo disse...

Quem será o primeiro lugar desse concurso público????

Anônimo disse...

Pior que uma prova extensa, é a sua intituição de ensino substituir as provas oficiais pela prova do enade e ainda sermos obrigados a fazer exame especial se não atingir a meta de 60% do enade.

Anônimo disse...

Concordo com todos que aqui deixaram a sua opinião, primeiramente pelo tempo dado para fazer a prova,que é bastante extensa, este é um dos problemas que acaba dificultando a avaliação feita, pois muitos sabem resolver a questão, mas pelo tempo curto e pela questão ser extensa acabam as vezes nem lendo e pulando a questão.

Anônimo disse...

Pelo jeito é gabarito zero! Eita demora!!

Anônimo disse...

Estou a ler os comentários postados com criticas, baixarias, menosprezo por parte de alguns, indignação por parte de muitos e assim por diante. Não fiz a prova. No entanto, a li. O que pude observar? é extensa? complicada? mal elaborada? mas será que no desempenho da função administrador, os problemas irão surgir todos certinhos e bem curtinhos para que seja possivel entende-los? Acredito que não. E dai? Voces, futuros administradores, vão começar a xingar os proprietários porque eles lhes dão problemas complexos e longos e com tempo determinado para soluciná-los? O que percebo é que gasta-se muito tempo em reclamar dos problemas (falta de tempo para preparar um trabalho solicitado; falta de tempo para ler e pesquisar, mas pra que pesquisar não é mesmo? a Internet esta com o Dr. Google e precisamos somente dar o Crtl C e Crtl V; falta de tempo para estudar e, mais uma montanha de desculpas esfarrapadas. Digo esfarrapadas porque dizem que falta tempo para tudo isto, mas sobra tempo para baladas, nitadas, bebedeiras etc..) do que planejar o tempo, porque se planejar nosso tempo, podemos fazer tudo sem atropelos. Eu trabalho todos os dias, leciono a noite, tenho provas e trabalhos para corrigir e um Doutorado que exige muito tempo de estudos e pesquisas. Se for ficar reclamando de tudo, não conseguiria fazer nada mesmo. Vamos la moçada. Voces são jovens e aguentam o tranco. Eu sei disso e confio em voces.

Anônimo disse...

Talves eles ainda estão tentando entender o que fizeram, fala sério! coisa pessimamente elaborada!!

Anônimo disse...

Esta prova foi um absurdo,isto mostra o desrespeito aos alunos uma prova tão cansativa como esta,não era necessário.

Anônimo disse...

Falou tudo!
O que falta nessa sociedade é isso.

Anônimo disse...

E que conjuga o verbo estar como "estam". Que níveis de profissionais teremos neste Brasil?

Anônimo disse...

a prova foi muito extensa, e muitos alunos responderam toda a prova mas nao tiveram tempo p transcrever as respostas no caderno de respostas.esperamos que o gabarito tenha sido elaborado antes da prova, pois não é o que parece... o gabarito ja deveria estar disponível

Anônimo disse...

Ainda mais conceito 5 e assassinando as regras de pontuação.

Anônimo disse...

COMO RESPONDI NO QUESTIONÁRIO DA PROVA, POSSO DIZER QUE AS QUESTÕES FORAM EXTENSAS E O TEMPO FOI MUITO CURTO POR QUE TIVEMOS QUE FAZER 05 TEXTOS COM APENAS 15 LINHAS CADA UM. DEVERIA TER NO MINIMO MAIS 05 LINHAS PARA RESPONDER E MAIS UMA HORA.

Anônimo disse...

Realmente as questões foram muito extensas, quando terminava a leitura já não lembrava mais o começo, portanto aos organizadores, na próxima prova coloquem questões mais curtas,dessa forma facilita nossas vidas, obrigado.

Anônimo disse...

E cade o gabarito, pq tanto suspense, não consigo entender.

Kamila disse...

Acerca do tempo para a realização da prova, concordo que era extensa. Em nenhuma prova que fiz até hoje necessitei de todo o tempo disponibilizado e sempre pude (re)ler as questões com muita atenção.

Nesta, terminei em 3h50min de realiação, não reli as questões objetivas e as dissertativas escrevi porcamente - sou muito rígida com a minha escrita quando em situações acadêmicas, mas se me concentrasse em fazer um texto que eu consideraria suficientemente bom, possivelmente extrapolaria o limite de tempo.

Porém, penso que uma prova com realização de cinco horas ou mais ficaria absolutamente exaustiva. Saí em quase quatro horas e já via as letras todas embaralhadas, comi muito açúcar e bebi muita água para suportar o calor e o tédio sem dormir ou enjoar.

De todo modo, o que mais me desanimou não foi a problemática do tempo, mas sim do conteúdo mesmo. Desanimou realmente, pois há muito eu estava entusiasmada por realizar o ENADE, queria saber meu conceito e influenciar no da instituição.

Fiz a prova para Psicologia. Uma comum discussão dessa ciência é a formação generalista, que te possibilita pequenos olhares às diversas áreas de saber da Psicologia. Entretanto encontrei questões muito cristalizadas, mesmo as discursivas: seguindo os enunciados, a resposta seria tendenciosa e quadrada, respondi a todas, mas tenho total consciência de que não atingi as exigências.

Foi uma prova ambígua: ao mesmo tempo em que em nenhum momento referenciou os grandes estudiosos das principais teorias (só citando um exemplo - hiper conhecido - para quem não é da área: Freud!), também não discutiu práticas emergentes da Psicologia.

Enfim, achei desagradável.

Anônimo disse...

Caro anônimo,
Como você mesmo disse, você não fez a prova e, por isso, as suas considerações não tem o mesmo peso de uma pessoa que a fez.De uma pessoa que está se graduando e enfrentado as adversidades dessa etapa. Tirando isso, na vida real, há sim uma série de problemas apresentados que exigem um tempo curto para serem solucionados. Mas na vida real existe calculadora, assim como uma área de trabalho determinada de atuação, ninguém se depara com um problema complexo de finanças para em 5 min ter que se posicionar como um gerente de RH de outra empresa, em outro contexto! Foi isso que vivenciei nessa prova, e raciocinar bem nessa situação não é natural de um ser humano. Assim como viver 24 horas para trabalho e estudo! Caia na real, francamente!

Anônimo disse...

Nada neste país funciona, nada é sério.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKK, Só se você for expert em leitura dinâmica, caso contrário ...


...Forest Gump, conte-me mais sobre isso !!

Anônimo disse...

Ronaldo!

Anônimo disse...

Hoje é dia 28/11. Cadê o gabarito???? Palhaçada!

Anônimo disse...

Ronhanho!

Anônimo disse...

QUE ABSURDO CABE ESSE GABARITO....ALGUEM JÁ LIGOU NO MEC/INEP?

Anônimo disse...

exatamente pq tu faz GRH, quando fizer um curso de verdade, como direito, administração e psicologia, aí tu pode falar ;)

Anônimo disse...

estava no edital a definição pelo uso de caneta preta..

Anônimo disse...

Gabaritooooooooooooo! Cadê?

Anônimo disse...

Onde está a complicação em divulgar um gabarito? Pelo amor...

Anônimo disse...

CADÊ O GABARITO.????

Anônimo disse...

PALHAÇADA

Unknown disse...

O mais engraçado de tudo isso é que até agora o gabarito não foi divulgado....afff

Anônimo disse...

Cade a merda do gabarito? Que ódio!

Alessandra Souza disse...

Faltou PLANEJAMENTO! Uma prova extensa como essa precisaria de pelo menos mais uma hora. Eu corri com as questões dissertativas, sei que poderia ter elaborado melhor se tivesse tempo para tal. Sobre o conceito 5, não quer dizer nada. A minha tem conceito 4 e ainda assim, fato é que o tempo foi curto.
Enquanto a Safira... espero que você tenha respondido as questões dissertativas sem pressa, do contrário, o conceito 5 tenderá a cair.

Anônimo disse...

Marcus,

Gabarito ???

Elka Lima disse...

Gente, sem preconceitos com o curso, certo?

Elka Lima disse...

Gente, hoje é 28/11 cade o gabarito? Pq tanta enrolação?????????

Unknown disse...

Não achei ruim não... tem que ser assim mesmo, pois o mercado de trabalho não vai ser fácil porque essa prova teria que ser?

Graça disse...

cadê o gabarito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Graça disse...

vou ligar

Anônimo disse...

ta dificil heim esse gabarito dona dilma!!

Elka Lima disse...

Muito bem Kamila, falou tudo que eu gostaria de dizer.

Graça disse...

0800616161
bem vindo! blá,blá, blá
1
3
transferindo p/ nossos operadores/o nº do seu telefone será identificado/a ligação poderá ser gravada
atendente: Elinoelia
informar todos os dados
ñ tenho como lhe informar/envie um
email p/: enade@inep.gov .br

Anônimo disse...

BRASIL UM PAÍS DE TOLOS KKKKK MEU DEUS..

Anônimo disse...

prova dicil nao gostei vou nem mentir fiz so marcar o cartao resposta e fui embora kero e meu canudo e pronto kero la saber de enade

Alessandra Souza disse...

Pode até ler em 2 minutos, mas compreender... acho pouco provável. Pelo menos para mim, um ser normal. rsrs Parabéns meu caro!

Anônimo disse...

Será que vai sair o gabarito até a meia noite?
Afffff

Anônimo disse...

Não concordo, a prova foi muito bem elaborada e as questões são muito inteligentes, estudo em uma IES de conceito 5 e a prova do ENADE, segue o mesmo padrão de avaliação da faculdade que estudo.

MR disse...

Já liguei no MEC, 0800 616161, me passaram por três atendentes que mandou eu mandar um e-mail para o INEP. Detalhe: já havia mandado e-mail perguntando sobre quando sairiam os gabaritos e mandaram eu ligar no 0800... Assim: PALHAÇADA. Incompetência sem tamanho. Alguém me explica QUAL A DIFICULDADE EM LIBERAR UM GABARITO JÁ PRONTO?????????

Anônimo disse...

a prova não tava dificil. o que tava dificil mesmo era o barulho na faculdade q fiz a prova.. alunos jogando sei la o que.. mais foi muito chato... o ENADE tinha que ser fiscalizado por pessoas competentes....

Anônimo disse...

Fiz a prova de direito também, contudo não achei a prova mal elaborada, pelo contrario, as questões são muito inteligentes e seguem o padrão de avaliação de minha faculdade, que alias, foi reconhecida com conceito 5 e mantido em 2009.

A prova realmente foi extensa, mas este tanto de reclamação apenas demonstra que o MEC precisa urgente fechar muitos cursos de qualidade duvidosa pelo país.

Anônimo disse...

Estou desde manha aguardando a liberação do gabarito. Será que será disponibilizado também o caderno de provas?

Indignado disse...

Em relação ao comentário de 27/11/2012 16:37:
Tem razão, realmente pode ter faltado educação pela forma como me expressei, mas é que coisas assim me deixam PROFUNDAMENTE INDIGNADO!!!

Bá disse...

No mínimo esse anônimo deve ser um filhinho de papai que estuda na melhor das faculdades pagas e faz direito porquê o papai mandou.
Se você não sabe "anônimo" um curso de GRH envolve muitas coisas relacionadas à administração, direito e psicologia.
Mas claro que você não enxergará isso devido a sua ignorância.
Troxa!

Anônimo disse...

N ME SURPREENDE NADA O ESCANDALO DA MANIPULÇÃO DE DADOS DAQUELA FACULDADE EM CRUZEIRO, LIGADOS A SECRETARIA DA PRSEIDÊNCIA DA REPUBLICA...

Anônimo disse...

Saiu o gabarito!!!!!!!!!!!! Ate que enfim!

Anônimo disse...

isso aí é sacanagem...

Anônimo disse...

AONDE?

Anônimo disse...

em qual endereço.
site???

Anônimo disse...

DEVE SER TROTE NÃO ACHEI NADA

Anônimo disse...

Pra que mentir? Não saiu nada e, se encontrou, posta o link aqui.

Anônimo disse...

PUXA NUMA HORA DESSAS VEM UM ESPIRITO DE PORCO FAZER GRAÇA.........POR ISSO QUE O NOSSO PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE...TEM COISA P/TRÁS DESTE ATRASO, E NEGO FAZENDO PIADA

Anônimo disse...

deve mesmo, tbm não achei!!!!!!!!!!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 243   Recentes› Mais recentes»